quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Hipertensão Arterial

Oi gente!

Hoje a conversa não é de costurices, nem de esmaltes, nem de felicidades da semana...

O caso é que algum tempo atrás, em uma consulta com um médico cirurgião, no intuito de retirar umas pintas da pele minha pressão deu alterada, ele me perguntou se eu era hipertensa e respondi que não, ele me disse que por ser final da tarde, depois de um dia de trabalho essa alteração "poderia" ser normal, daquele dia em diante passei a medir a pressão com mais frequência e por diversas vezes minha pressão estava alterada... Sabe aquele negócio de achar normal?
Eu achava, aliás sempre atribuía ao nervosismo ou estresse do dia a dia.
O tempo foi passando, cerca de 6 meses e agora nas férias em situação de relaxamento total, na praia (onde dizem que é um lugar ótimo para a pressão) sem preocupação com nada, minha pressão? Alterada!

Acendeu a luz de emergência, ainda conversando com familiares a confirmação de vários casos de hipertensos na família, pronto, agora não havia mais o que adiar, consulta médica com médico de confiança  fui encaminhada à um exame bem específico para tal situação: M.A.P.A (que é um mapeamento da pressão).
Coloquei o aparelho medidor e fiquei com ele 24h. O aparelho media a pressão de 15 em 15 minutos e a noite de 30 em 30  minutos, pensa numa coisa ruim? Aquilo te aperta tanto que no outro dia meu braço estava dolorido e com manchas vermelhas.... sem contar que cada vez que o manguito inflava tinha que parar tudo e ficar quietinha para não dar erro na medição.
Sobrevivi! E o exame foi perfeito com 98% de precisão... 
Ufa! Porque só de pensar em ter que repetir o exame já me dá dor de barriga!

Pois bem, resultado em mãos consulta com o médico, encaminhamento para o Cardiologista e a constatação que sou Hipertensa.
Como tratar?
Remédio todos os dias, pra sempre!
Atividade física!
Reduzir o consumo de sal!

Remédio começo amanhã, atividade comecei domingo e consumo do sal venho maneirando...
Sabem aquele ditado que quando a água bate na bunda você aprende nadar?! Então, é bem isso!
Tenho uma dificuldade incrível em fazer atividades físicas, nem vou dizer que seja preguiça, não é essa a palavra, é falta de vontade misturada com falta de tempo, misturada com cansaço do trabalho, tudo junto e misturado... agora arrumei tempo pra isso e estou me esforçando demais pra fazer essas caminhadas que vem junto uma dor nas pernas terríveis, mas que preciso, não tenho outra opção #fato
Já estou pensando no inverno! kkkk 
Na minha cabecinha brilhante inverno é tempo de dormir e comer!

Gente! O fato é que precisamos estar ligados na nossa saúde, qualquer coisa diferente é preciso investigar. Medir a pressão não é uma coisa que fazemos com frequência, mas deveria ser, pois a Hipertensão Arterial é uma doença silenciosa e perigosa.

Tô dividindo isso com vocês que passam por aqui, pois pode ajudar alguém.

Lado bom disso?
Tem sim! Sempre tem o lado bom em todas as situações... Eu descobri e posso tratar!

Caso queira ler sobre Hipertensão Arterial -> AQUI

Dia 26 de Abril é o dia de Combate a Hipertensão Arterial, instituído pela Lei nº 10439 de 30 de abril de 2002.

Fonte: Imagens Google
Um amiga me disse assim: "Fica tranquila, isso é porque sua certidão de nascimento está ficando amarela..." Será? kkkkkkkk

Um beijo cheio de carinho,

Fabi


14 comentários:

Indy Postou o comentário número:

Oi Fabi.
Meu marido tbm é hirpertenso, ele tbm teve que fazer esse exame.
Mas o importante é não esquecer de tomar o remédinho todos os dias, meu marido toma todos os dias religiosamente.
Afinal hipertensão é uma doença silenciosa que chega de mansinho sem que as pessoas percebam, mas que pode fazer muitos estregos.
Beijinhos e se cuida.

Geh*** Postou o comentário número:

Hipertensão é coisa muito séria Fabi, eu sei bem disso. Com 22 anos adquiri pressão alta em uma gravidez, não me cuidei como deveria, pois tinha aquele pensamento acontece com qualquer um menos comigo, a consequência desse pensamento, faltando apenas 12 dias para ganhar, eu tive a tal eclâmpsia e perdi meu bebê. Foi um momento muito difícil, hoje superado. Faço tratamento até hoje, deixei de tomar o remédio, o médico suspendeu, tenho que fazer controle uma vez por semana, mais nem sempre cumpro, aprendi a comer comida quase sem tempero de sal e vivo bem, já me acostumei e gosto. Tenho que fazer exercícios, mais essa parte é bem tenso.
Não se pode brincar com essa doença, pois como você mencionou, é perigosa e SILENCIOSA.
Vale a pena sempre lembrar e insistir nesse assunto, pois mesmo sabendo de tanta informação, ainda brincamos com a saúde e não a levamos tão a sério.

B-jokassssssss e se cuida!!!

leninha patch Postou o comentário número:

Oi Fabi..venho acompanhado seu blog a umas 2 semanas..amei de paixao tudo...bom ainda bem que vc descobriu e esta se cuidando hipertençao e coisa seria mesmo ,minha mae e,e a 14 anos teve um avc( ou derrame) e desde entao se encontra na cama com o lado direito paralizado,isso aconteceu por faltar o remedio apenas um dia.se cuida menina ... venha visitar meu blog tambem faço algumas costurinhas rsrs lenipatch.blogspot.com beijos Leni

Lola Postou o comentário número:

Putz Fabi! Bem vinda ao clube...aff!
Sou hipertensa também e tomo remédios todos os dias, Atenolol 25mg. Não sei se a gente já se conhecia, mas no início do ano passado passei muito mal e fui parar no Hospital. Lá, ao medir a pressão, a mesma estava 18:11!!!! Já queriam me internar! Tomei 3 Captopril e nada da danada abaixar! Daí fui numa cardio e fiz todos os exames. Conclusão: tenho pressão alta, apesar de tudo que faço pela minha saúde, mas é genético. Então: remédio every day. No início me dei mal com o Atenolol 50mg. Ficava mole e apática. Daí a médica reduziu pela metade e hoje nem percebo que tomo o tal remédio diário. Mesmo assim, faço exercícios e estou nessa luta para perder pesso. Coragem e perseverança que dá tudo certo né?

Bjs

MARLENE Postou o comentário número:

Oi Fabi,
Estou nessa também e já fiz esse exame, mas penso que o problema é de família. Perdi duas pessoas que amo muito por causa dessa doença. Ela ataca o coraçao e dá enfarte fulminante. è muito difícil, viu? Por isso, preciso de cuidados redobrados com essa danada. Como dizia ami-o meu:Isso é coisa de quem tá vivo. Rsrs. E vamos em frente, certo?
Se cuida aí e tira bem o sal da comida, vc se acostuma.
Bjs,
Marlene
Flores e Framboesas
http://marlenepaz.blogspot.com/

Marta Melo Postou o comentário número:

FAbi minha linda sei bem o que e isso pois descobri em 2011 que sou hipertensa, tambem mãe, avó e tias todas hipertensas e cardiacas. O négocio e se cuidar mesmo.Beijos

simone Postou o comentário número:

Oi Fabi.Que bom que você está cuidando da saúde.Hoje mesmo já fui na minha médica e graças a Deus estou bem.Cabe a nós mesmas cuidarmos da nossa saúde.Por nós mesmos e pela nossa família também.Se cuida.
Bjs!

ღღღღ Cici ღღღღ Postou o comentário número:

Fabi,
Levei um susto desse há uns 3 anos atrás. Sempre tive a pressão baixíssima, e num exame de rotina estranhei qdo o aparelho acusou 14x8. Não acreditei, pedi para medir novamente, e não deu outra.
Fiz o MAPA... horrívelllll... não dormi, não trabalhei direito, e fiquei tb com marcas roxas no braço... aff!
Tomei medicamento por quase 1 ano, e controlei o consumo de sal (que eu adoro!). Hj, a minha pressão está normalizada, mas estou sempre de olho, pois tb tenho um histórico de hipertensão na família.

Se cuida, querida!!
Muito legal vc ter compartilhado esse assunto tão sério!

Bjns

Beth Salvia Postou o comentário número:

Fabi há 4 anos atras recebi o mesmo diagnostico. Fuia a uma homeopata e ela fez o meu cardapio: 1)apenas 1 colher rasa de sal para temperar todos os alimentos por dia, no começo chorava a comida não tinha gosto, hj aqui em casa comemos menos q isso por dia 2)parei de comer carne vermelha 3)caminhada, após um ano minha pressão baixou para 12 X 6 até hj, claro q os exercicios eu parei depois de um tempo voltei agora pq engordei 8 kgs em 2011.
Dicas: não use saleiro na mesa ao inves de colocar sal nas comidas, acabamos comendo mais odio do q deviamos (use sal light) ; compre um simulador de caminhada (199,00 Walmart) ele trabalha pernas e braço mais do q a esteira eletrica, desmonta, facil de guardar ideal p profs q chegam sempre cansadas e p o inverno nem se fala; se nao consegue parar diminua a carne vermelha, comprovadamente altera a pressão arterial. Se for persistente verá q o quadro melhora e futuramente pode ficar sem os remedios vc é jovem pode melhorar sim, bjs e persistência

Ana Kroetz Postou o comentário número:

O melhor de tudo é que vc descobriu cedo e pode cuidar para que não cause estragos, não é? Força na peruca, amiga...
Menina, seu blog anda cada vez mais encantador, com essas costuras fofas, as imagens das férias, faz a gente querer saber qual é o próximo post,rsrs...
Bjnhos,Ana

BRECHOZINHO DA MEL( HANNALU) Postou o comentário número:

E preciso se cuidar emsmo, eu faço estes exames perieodicamnte pois na família há mtos casos de hipertensos!

Anônimo Postou o comentário número:

Amiga, é isso ae continua firme e forte. Bom não é ter que tomar remedio, mas pensa pelo lado bom, vai fazer exercio pra melhorar a saude e isso é bom não somente pra quem é hipertenso, vai diminuir o sal e daqui uns dias quando comer "normal" vai sentir que tá salgado e vai perceber que tá acostumada.´
bj Tete

Beatriz! Postou o comentário número:

Olá Fabiana, vi seu recadinho no post de pequenas felicidades e vim ver o motivo de suas caminhadas.
Minha linda, força e disciplina.
Estou fazendo dia sim dia não minhas caminhadas. Duram em média de 1:30 toda vez. Se tivesse inventado de ir todos os dias, já teria desistido. Como disse para meu esposo, janeiro acabou e conseguimos fazer a meta, agora só faltam 11 meses.
Desejo do fundo do coração que consigas se planejar e cumprir sua meta, que para você é necessário.
As dores nas pernas, (risos) já tem um mês que faço a caminhada e até hoje sinto. Mas sou brasileira e não desisto nunca.
Bjokas...da Bia!!!

Josiana Leite Postou o comentário número:

Oi, Fabiana. Li seu post e fiquei bastante satisfeito com a forma que você está encarando esta nova fase. Primeiro porque você parece ter entendido que a hipertensão arterial não se trata de uma infecção que quando tratada com antibiótico a situação está resolvida. Não, a hipertensão é uma doença crônica que requer tratamento contínuo e muita força de vontade. É um tratamento combinado, medicamentoso e não-medicamentoso. Este segundo é tão importante quanto tomar remédios. Isto porque ajuda as medicações fazerem o seu melhor efeito, colaborando, inclusive, em seu ajuste e no retardo em acréscimos de outros medicamentos. Mudar o estilo de vida é o pilar no tratamento da hipertensão. E o seu controle evita os malefícios desta doença silenciosa que é responsável por tantas incapacidades e mortes no Brasil.

Heder Leite (da Josiana)
Decorafino

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Adoro ler seu comentário...